4:33 PM

Cibercultura 2


De novo ? É ... ninguém vai acreditar que fui eu que escrevi aquele texto lá no primeiro post, e eu confesso que não fui eu, mas calma, foi por uma boa razão ... Eu quis manter ele aqui pra uma consulta posterior ... Confesso que quando o postei, não tinha lido nada , nem o texto nem nenhum trecho do livro de Pierre Lévy . Mas aqui estou, me redimindo e colocando a mão na massa , ou melhor, no teclado para então postar a atividade referente a esse assunto . E dessa vez fui eu mesma, hein ? u.u


Certo ... Pra começar, vou citar o objetivo principal dessa atividade pra eu tentar não perder tanto o foco . Internet - o propósito da criação da rede e suas consequências na educação (consultar o livro Cibercultura ou fazer uma cópia da página referente a educação no ciberspaço) " Opa ! Porque não os dois ?

Educação e Cubercultura

Qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber . Em relação a isso, a primeira constatação diz respeito à velocidade de surgimento e de renovação dos saberes e savoir-faire . Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira . A segunda constatação , fortemente ligada à primeira, diz respeito à nova naturaza do trabalho, cuja parte de transação de conhecimentos  não pára de crescer . Trabalhar quer dizer, cada vez mais, aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos . Terceira constatação : o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação (simulações), percepção (sensores digitais,telepresença, realidades virtuais), raciocínios (inteligência artificial , modelização de fenônenos complexos). Essas tecnologias intelectuais favorecem :
- novas formas de acesso a informação : navegação por hiperdocumentos,caça ã informação através de mecanismos de pesquisa, knowbots ou agentes de software , exploração contextual através de mapas dinâmicos de dados,
- novos estilos de raciocínio e de conhecimento, tais como a simulação, verdadeira industrialização da experiência do pensamento, que não advém nem da dedução lógica nem da indução a partir da experiência .

Como essas tecnologias intelectuais, sobretudo as memórias dinâmicas são objetivadas em documentos digitais ou programas disponíveis na rede (ou facilmente reproduzíveis e transferíveis), podem ser compartilhadas entre numerosos indivíduos, e aumentam, portanto o potencial de inteligência coletiva do grupos humanos . "

Internet - o propósito da criação da rede (Agora vem a baboseira ... ou não )

Pelo que eu entendi , a cibercultura é uma consequência do ciberespaço . Vamos por partes ... Ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da intercomunicação mundial dos computadores . E a Cibercultura seria, portanto , o conjunto de técnicas, práticas e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço . 
Então, a partir do momento em que você faz parte dessa rede , você tem essa implicação cultural do desenvolvimento dessas tecnologias da comunicação . O turbilhão de informações que estão lá, ao alcance do mouse,  a um clique do conhecimento que há alguns anos, demorariam dias e meses para se obter . 

"A preguiça é a mãe das grandes invenções ." Uma vez ouvi esta frase e realmente ela faz sentido . Se o homem não tivesse preguiça de andar, não teria inventado a roda, por exemplo . Se não tivesse preguiça de correr atrás de bibliotecas, livros e informações sobre diversos assuntos, não teria usado a internet por tal motivo . Mas de uma coisa eu tenho certeza . Que quem estava no projeto de criar essa tal de internet nem imaginava que algum dia um professor de faculdade que dá aula de sexta-feira ia pedir pra que falássemos em nossos próprios blogs sobre cibercultura,ciberespaço,e internet .

Eta mondo muderno !

0 comentários: