8:09 PM

“Eu tenho um sonho”

Como alguns outros filmes similares, como “Ao mestre, com carinho” e “A sociedade dos Poetas Mortos”, o filme “Escritores da Liberdade” mostra a batalha de uma professora para apresentar aos alunos uma outra forma de ver o mundo. Diferentemente do filme com Robin Williams, este se passa numa escola de periferia, onde o crime e a violência são cotidianos e os alunos não tem nenhuma expectativa de vida. Os valores são questionáveis, e muitas vezes a educação também. Mas eles não são só uma estatística que nenhuma escola quer apresentar. Eles são pessoas, são adolescentes, cada um com sua história, e a professora Erin Gruwell (Hilary Swank), ao perceber isso, entra numa jornada para buscar o melhor de cada um. Ao abrir mão de sua vida pessoal, ter três empregos e ficar até mais tarde na escola para conseguir apoiar e dar suporte à sua turma, seus objetivos vão além da expectativa. Eles não só passam a ter interesse na escola, como passam a confiar nela, através dos diários onde passam a escrever seus dramas diários e os confidenciam a mestre. Por trás de diversas histórias paralelas, é possível perceber que com esforço, e se alguém realmente tiver vontade, muita coisa pode mudar. Não foi assim que Martin Luther King fez seu discurso? No menu principal do DVD é tocada uma música com a frase “I have a dream” Ele tinha um sonho... Assim como os jovens daquela turma. Nesse filme, saber identificar a ética e a cidadania é saber que todos nós podemos fazer a diferença, se seguirmos o código da sociedade em que vivemos, respeitando que cada um tem a sua individualidade, mas não é por isso que devemos ignorar seus deveres e negar seus direitos. 

- Veja aqui o trailer. -


Extra : Talvez seja exatamente isso que o professor queira que façamos . Só que os nossos diários de papel e caneta foram substituídos pelas teclas e pelo blog. Começo a pensar que talvez o objetivo dele seja estimular que escrevamos mais, que nos comuniquemos através das palavras escritas, porque é assim que conseguimos libertar nossos demonios internos. Sim, quando eu era mais nova, eu vivia escrevendo ... tenho uma pasta cheia de textos. Quando entrei na escola pública, eles foram diminuindo, pouco a pouco, por falta de estímulo, tornando-se poemas de tristeza, e então se esvaíram. Quando começou toda essa idéia de blog, eu logo pensei "Ah m**** , mais trabalho ... isso só vai me encher o saco " . Mas agora eu vejo que não ... passei os ultimos dias procurando um template novo, organizei ele todo bonitinho , to tentando ( calma, ainda consigo ! ) colocar todos os textos obrigatórios , mas mais do que isso, eu realmente estou gostando . Mesmo sabendo que talvez quase ninguém vá ler. Outro dia estava no ônibus, até já pensava em como começar um post aqui, falando sobre pichações ... mas isso fica pra outro dia . 

O negócio é que, se foi essa a intenção ou não, eu estou adotando esse blog para trabalhos da faculdade em geral, e porque não como um diário ? Não que eu vá escrever minhas intimidades, ou algo assim u.u ... mas um lugar pra falar sobre temas que antes eu não teria como abordar . Só espero que o professor não tire nota por causa disso >_< ...

0 comentários: