10:24 AM

Brasil, um país de tolos (Parte II)


Aprendemos, desde crianças, que o ser humano tem, como ciclo de vida natural: nascer, crescer, reproduzir e morrer. O problema é que parece que os brasileiros insistem na terceira etapa. Mais do que deveriam. Mais do que podem administrar.

Não adianta falar em melhorar o país, enquanto não são tomadas medidas na primeira fase, o nascer. As coisas começam do começo, e pular etapas não vai ajudar em nada.

Sexo é bom, normal e faz parte da vida de um ser humano. O problema é que abordar o assunto não é tão fácil. Muitos tabus e preconceitos dominam a sociedade, fazendo com que as crianças, que em casa não têm liberdade para tratar do assunto com os pais, procurem as respostas em outros ambientes. Não me admira que o número de adolescentes grávidas tem aumentado a cada ano.

Mas brasileiro tem mania de esquecer as coisas. Ou pelo menos o que lhe convém esquecer. Reclama que não há vagas nas escolas/creches. Então voltemos um pouco no tempo, e façamos uma linha do tempo, pra tentar entender o que gerou esse impasse. Pode parecer bobo, mas as pessoas não entendem que a coisa funciona da seguinte forma:

Para que uma criança não encontre vaga em alguma escola, primeiro ela deve ter nascido. E para que ela tenha nascido é necessário que a mãe engravidasse. A gravidez, que por sua vez, só existiu devido ao fato de ter ocorrido uma relação sexual sem proteção. E uma relação sexual que resulta em gravidez só ocorre com o consentimento de dois indivíduos (deixando claro que estou ignorando a questão do estupro).

Então espera um pouco. O cidadão coloca a culpa (mais uma vez) nos governos porque o filho,que foi gerado de maneira irresponsável,não tem vaga na escola? Não estou defendendo a política atual, e sim lembrando que o povo adora se esquivar das acusações. Se cada um se preocupasse em evitar o que sabe que o governo não consegue remediar, as coisas poderiam ser facilitadas.

Mas não. Parece até que fazem de propósito. Quanto mais filhos, melhor. E isso é culpa de ambas as partes, e parece que se não se falar abertamente, as pessoas nunca vão entender que engravidar não é evento anual.

O Homem tem culpa ?
Tem, porque geralmente tem mais acesso às informações que dizem respeito à sexo do que as mulheres. Tem culpa por não querer usar camisinha. Tem culpa por achar que vasectomia faz perder a masculinidade. Tem culpa por usar o sexo como válvula de escape.

A Mulher tem culpa ?
Tem, porque geralmente, tem medo ou vergonha de falar sobre sexo e esclarecer dúvidas. Tem culpa por aceitar não usar camisinha. Tem culpa por não se previnir, com anticoncepcionais, por exemplo. Tem culpa por não enfrentar e aceitar as exigências do parceiro.

O Governo tem culpa ?
Tem, porque não aborda o tema abertamente. Tem culpa por não fazer campanhas de estímulo do planejamento familiar. Tem culpa por não divulgar que SEXO ENGRAVIDA. E por dar 'mesada' a mais pra quem tem mais filho.

Senão, enquanto isso, ao invés de poder usar o dinheiro em coisas pra melhorar a vida da sociedade, vão ter que usar pra construir mais reformatórios e prisões para os 'filhos por acidente'.

Ê Brasil, mostra tua cara ! Ao invés de ficar comprando cd pirata do calypso, vai e compra uma camisinha.

1 comentários:

Doll disse...

Sipovim não tem oq fazer e fica fazendo filho. Aí não acham vaga em escola pros filhos, os filhos ficam nas ruas e os pais recebem bolsa família. ¬¬'